HC III

HC III

A Unidade São Francisco do Hospital das Clínicas de Marília (HCIII) constitui uma das Unidades do Complexo Assistencial da Faculdade de Medicina de Marília – Famema.   Em 21 de agosto de 2009, no município de São Paulo, a Direção Geral da Famema assinou a escritura do prédio do antigo Hospital São Francisco (área construída de 4.710 metros quadrados). O imóvel foi adquirido pelo governo estadual junto às Irmãs Franciscanas Alcantarinas, com investimento de R$ 3,4 milhões. A proposta de incorporação da área física do Hospital São Francisco ao Complexo Assistencial Famema possibilitou:

  • Ampliar o acesso aos serviços de saúde para os usuários do SUS;
  • Ampliar a oferta de cenários de ensino e pesquisa aos estudantes e profissionais dos cursos de Enfermagem e Medicina da Famema;
  • Equacionar demandas reprimidas em cirurgias eletivas de média complexidade;
  • Ampliar a oferta de atenção à saúde mental; e
  • Prestar cuidado integral com foco nas necessidades de saúde.

O HC-III iniciou suas atividades em 01/02/10, e vem constituindo-se numa unidade referência à DRS IX, tanto no âmbito ambulatorial quanto de internação hospitalar.  Ainda compreende um cenário privilegiado de formação graduada e pós-graduada às diversas categorias profissionais da saúde, além de possibilitar a realização de pesquisas no campo da atenção e da formação.

Com uma capacidade planejada de 80 leitos e operacional de 58 leitos, a Unidade responsabiliza-se pelo desenvolvimento de ações de cuidado individual e coletivo, nas áreas de Atenção à Saúde Mental e Atenção Clínico-Cirúrgico. 

A Atenção Clínico-Cirúrgico, em regime de internação, dirige-se à média complexidade e curta permanência, para adultos e idosos, integrando-se a esta Linha de Cuidado do Complexo Assistencial Famema.  Para essa atenção é disponibilizado 40 leitos operacionais para pacientes referenciados das unidades desse complexo.

A Atenção em Saúde Mental está compreendida pela Internação Psiquiátrica com 18 leitos operacionais, Ambulatório Especializado de Saúde Mental, Oficina Terapêutica e Centro de Apoio Psicossocial a Usuários de Substâncias Psicoativas (CAPS-AD).

O HCIII está localizado na rua Cel. Moreira Cezar, N. 475 - Bairro Monte Castelo - CEP 17.522-230, Marília – SP. Telefone: (14)3402-1744, ramal 1142. Email: diretoria_sf@famema.br