HC I

HC I

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – Unidade Clínico Cirúrgica constitui-se em uma Unidade Hospitalar de  assistência e ensino que integra a rede de atenção à saúde do DRS IX, cuja área de abrangência inclui 62 municípios, agrupados em 5 microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã) totalizando uma população estimada em 1.200.000 habitantes. 


Está alocado em prédio cedido pela Secretaria Estadual da Saúde e possui uma arquitetura que respeita os padrões de construção do final da década de 50. Tem 14.088 m² de área construída e 8.587 m² de área livre, totalizando 22.675 m² e está localizado na região sul da cidade. 
O Hospital é utilizado como cenário de ensino-aprendizagem para a Faculdade de Medicina e Enfermagem, além de disponibilizar campo de estágio para vários outros cursos da área da saúde de nível superior e técnico, contribuindo assim com a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). 
O HC I é unidade referência para atenção especializada nos diferentes níveis de complexidade, operacionalizando 111 leitos hospitalares, sendo 24 leitos distribuídos em duas Unidades de Terapia Intensiva. Realiza em média 6.000 internações/ano e 5.000 cirurgias/ano. Presta atendimentos nas diferentes especialidades clínicas e cirúrgicas, incluindo doenças infecto contagiosas. 
É habilitado como CACON, prestando assistência especializada de Alta Complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento de todos os tipos de câncer. Conta com serviços de Quimioterapia e Radioterapia. 
Integra ainda a rede de hospitais que compõe o Sistema Nacional de Captação de Órgãos e Tecidos.
O HC I tem em sua estrutura uma Unidade de Urgência e Emergência constituindo-se em porta de entrada para as urgências/emergências clínicas, cirúrgicas, psiquiátricas, ortopédicas e neurocirurgicas dentre outros. Está inserindo na Rede de Urgências loco-regional, como o componente hospitalar. 
O HC I fica localizado na Rua Aziz Atallah s/nº - Bairro Fragata C - CEP 17519-101 em Marília – São Paulo Telefone: (14) 3402-1744, Fax: (14) 3402-1836 e-mail: dirhc@famema.br